sábado, 19 de abril de 2008

O QUE SÃO TROJANS

O que são trojans?

São programas que possuem um vírus (o torjan horse) e o programa que tira proveito da vítima. O vírus funciona da seguinte forma: o invasor envia para sua vítima o vírus. Quando esta o executa abre em seu computador uma determinada porta. Geralmente as portas são elevadas para impedir que a vítima descobra que possuí o vírus. Depois que o vírus atuou o invasor se conecta com o seu programa no computador da vitíma. Após isso, ele poderá fazer qualquer coisa que o seu programa de invasão lhe oferece.

Como são esses vírus?

Esses vírus geralmente vem em formas de arquivos executáveis. Não muito recentemente, alguns hackers, desenvolveram trojan horses que atuam não só na forma de arquivos executáveis, como também em DLLs. Porém estes trojans em DLLs, ainda não chegaram a moda.

Quais são os principais programas?

Os mais conehcidos são: Back Orifice (BO), NetBus (NBT), Sockets de Torie (ST), Master's Paradise e Intruder. Características de cada um:
BO: É o mais famoso e mais fácil de usar. Ele permite o invasor pegar senhas, dar boots, pingar, e outras inúmeras funções. Por ser muito fácil de usar, e muito conhecido seu vírus é o mais famoso. Existem vários utilitários para este programa. O Seu vírus chama booserve.exe, ele pode ter de 100 a 200Kbs e pode vir sem ícone. Porém, ele possui um utilitário que permite que qualquer arquivo executável seja infectado.
NBT: Também é muito famoso. Ele permite além da invasão várias outras coisas que permitem com que o invasor zoe. Com este prog o invasor pode fazer coisas bem malucas como controlar o mouse, abrir cd-rom, capturar telas, entre outros. O seu arquivo possuí um ícone que é uma tocha de fogo com uma bolinha azul atrás. Nada impede o invasor de mudar o ícone. O arquivo possuí de 400 a 500 kbs. Este prog quando aliado ao ST e BO tornasse um inferno para a vítima.
ST: Porgrama muito fácil de usar, que permite uma invasão muito fácil. A sua invasão é poderosamente incrível! Permite você fazer o que quiser com apenas alguns cliques. Porém se a conexão do invasor não for boa, ele fica meio lento. O pacote do ST possue o Genvírus, um porg que infecta qualquer arquivo executável com o seu vírus. O único jeito de se defender dele é negar qualquer executável.
Master's Paradise: Este prog é muito complexo, e seus menus são todos em alemão o que dificulta muito do usuário entender algo. O seu vírus é um jogo, que enquanto o usuário joga, o vírus abre a porta e o invasor invade.
Intruder: Este programa é muito parecido com o ST, e também é recomendado. O seu trojan é o mesmo do ST

Como eu posso evitar estes vírus?

  • Não aceite arquivos executáveis de qualquer pessoa. Não aceite arquivos de extensão EXE, COM e BAT
  • Não execute arquivos executáveis duvidosos
  • Na dúvida passe um anti-vírus de confiança

    Características das infecções dos vírus:

  • O sistema pode se tornar instável
  • Coisas estranhas podem começar aparecer
  • Podem alterar a memória

    Eu acho que fui infectado. O que eu devo fazer?

  • Não delete o arquivo que infectou seu micro
  • Não de boots no seu micro

    Eu acho que fui infectado. Como retiro o vírus?

    Pegue um destes programas

  • Antigen (BO)
  • AntiTroie1b (ST)
  • Higienic Paper (NBT e BO, limpa e protege)

    Ou....

  • Tente limpar a entrada desses programas do seu registro do Windows
  • Tente passar um Anti-vírus de confiança

    Eu estava infectado mais já retirei o vírus.

  • Troque suas senhas (senha de conexão da internet, de programas, protetores de tela)
  • Identifique a pessoa que fez isso com você e espalhe para todos que esta pessoa pdoe ser perigosa
  • Se proteja bem para que isto não aconteça denovo!

4 comentários:

vinislak Vip # Fofuxo StyLe / (vini@mario-br) disse...

Ei toni tenho certeza que fui invadido sei la .. quero sua ajuda acho que foi o turkojan que usarao meu pc ta danu erro no registro aparece muitos processos sozinhos
net,cmd,reader_s e etc .

ja formatei mas naum tem jeito ja tirei os pentes de memoria resetei a bios mas nada adianta ja formatei meu pc ums 32 vezes e to lokinho

jogos deixaram de funcionar como counter strike 1.6 - carom 3d e outros ja tentei reinstalalos de todo jeito mais naum espero sua resposta atenciosamente vinislk,

vinislak Vip # Fofuxo StyLe / (vini@mario-br) disse...

Muito bom gostei deste tutorial sobre trojans .

vinislak Vip # Fofuxo StyLe / (vini@mario-br) disse...

outra coisa tamem ..ADwares chatos tamem ja passei o malware bite tentei remover naum consigo tamem ele e removido depois de 10 segundos aparece de novo

Eduardo disse...

ei meu pc foi invadido dai eu reiniciei ele e dai ele parou,nam entra mais no user o queeu devo fazer??